Volta da França

E hojé é dia de contribuição de outros viajantes!

Andrey, programador de 30 anos que mora em São Paulo, conta aqui, de um jeito bem humorado, um pouco sobre sua viagem pela Inglaterra e pela França.  Se você pensa em ir pra lá, fique atento às dicas. Se não quer ir, o relato e as fotos valem para divertir!

Andrey pede ajuda nas ruas de Londres.“Em agosto de 2008, foi decidido que alguém de casa iria representar a família na formatura do meu irmãozinho, que mora em Londres desde abril de 2003. Por motivos profissionais e escolares, fui o escolhido. Aí, o dólar começou a subir (ou o real a cair?) e no dia 16 de setembro comprei a passagem, com a moeda a R$1,80. Meu irmão veio ao Brasil em fevereiro, justamente no início da minha viagem e eu, por já gostar da França (estudei em um colégio francês) e ter 12 dias sozinho na Europa, decidi ir conhecer esse país. Defini o roteiro, comprei as passagens internas e fiz as reservas dos albergues em dezembro. Cerca de 2 ou 3 semanas antes da minha viagem, meu irmãozinho não viria mais para o Brasil, porque o visto dele estava em processo de renovação para poder trabalhar. No final, ele se juntou a mim e fomos comprar as mesmas passagens e fazer as reservas nos meus albergues, só que com preços “um pouco” mais caros.
A viagem, pela TAM, foi bastante desconfortável, mas as refeições até que eram boas. Na entrevista da imigração, depois de ter visto umas 4 ou 5 pessoas serem levadas para outro lugar (não sei onde), foi minha vez.

 Em 5 minutos, apresentei uma carta do meu irmão (que continha o número do passaporte dele, endereço e dizia que eu estava indo visitá-lo para a sua formatura), cartões de crédito (o empresarial, pois eu disse ser dono de uma agência de comunicação), do banco e da empresa. Sinal verde! Cruzei a porta de desembarque e lá estava ele (meu irmãozinho) me esperando com uns agasalhos mais parrudos. Nessa noite, um passeio rápido pelo centro de Londres e preparativos para a viagem para Paris, no dia seguinte.

 

 Londres / Paris    

Eurostar => 51 libras (comprada em dezembro)
Hospedagem em Paris: St. Christopher’s Paris – 3 noites por 80 Euros (total)

Curiosidade: city tour e bar tour com um ex–Big Brother dos EUA.

 

 Paris / Chamonix Mont Blanc

Trem: 49,30 Euros, sendo a primeira parte da viagem em primeira classe (4h49m) e a segunda parte em segunda classe (39 minutos).
A viagem foi agradável: parece que, ao sair de Paris, as pessoas ficam mais comunicativas (não a gente, as outras pessoas) e prestativas.
Hospedagem: Hostel-Chalet-Gite The Chamoniard Volant – 45 Euros (3 dias) em quarto e banheiro mistos. Tinha um café da manhã meio caro (uns 4 ou 5 Euros). Cozinha coletiva, mas não muito bem cuidada: poucas panelas e velhas e sujas – sempre tinha que dar um belo trato antes de usar. E uma vez, apareceu um rato na cozinha. O cara que cuidava matou o bicho com uma vassoura (espremeu na parede) e jogou no lixo da cozinha, por cima de tudo. Foi trash!

A cidade é um lugar top na região. O passe para visitar/esquiar é bem caro: o diário completo custa 48 euros. Vc pode ir a todos os lugares, com todos os bondinhos, teleféricos, micro-teleféricos, trens, tudo incluso. Mas há pacotes semanais e mensais. E a galera compra: tem gente que vai na sexta e volta domingo a noite, só para esquiar.
Para quem não tem, é bom comprar roupa para usar na neve: comprei uma calça específica, em Londres, por 22 libras. O aluguel do esqui custou 16 euros. Quase a metade do preço do mais barato que havíamos achado, pois fomos juntando flyer do albergue, com outras promoções e chegamos a esse preço. No primeiro dia de esqui, ficamos no morro pra “manés” e crianças. Quase plano. Custou aproximadamente 20 Euros por pessoa (não pagamos o ultra passe por que achamos que não valeria a pena). Pagamos ainda mais uma hora de aula particular por 40 euros no total. E lá vai grana…

 Além disso, nosso objetivo era ver o Mont Blanc (que não conseguimos) e subir até a Aiguille du Midi (uns 4800 e 3800 metros de altura, respectivamente), mas o tempo não permitiu. Só conseguimos subir até a Aiguille du Midi no último dia lá, depois de muito esperar, pois o tempo estava fechado.

 Sugestão: ao subir os teleféricos para a Aiguille du Midi, antes de subir, compre umas palmilhas térmicas (custam 4 euros o par): elas esquentam o pé durante cerca de 4 horas. Ou, se você souber como, encha o pé de meias, saco plástico, jornal. Eu tentei fazer isso, mas não funcionou: os pés doíam demais, tanto os meus como os do meu irmão.
As vendedoras das lojas são ultra simpáticas, principalmente as velhinhas. A maioria nunca viu um brasileiro.

Chamonix / Montpellier
 Trem: 52,80 Euros na segunda classe
Hospedagem: 3 noites – 47,70 euros
Visitei o Jardim Botânico de 1500 e bolinha, a Faculdade de Medicina de 1200 e fui ao  Palavas les Flots, de ônibus (40 minutos). É uma praia. Queria conhecer o Mar Mediterrâneo.

 Montpellier / Carcassonne    Trem: 27 Euros em primeira classe
Hospedagem: 2 noites – 38,60 Euros
Castelo CarcassoneVisitei o Castelo medieval (9 Euros), que começou a ser construído no século III. O passeio vale a pena. É bem sinalizado, as explicações técnicas e históricas são bacanas e quem gosta de história vai adorar. Muito curioso!
   

Alimentação: em uma das noites, comi um prato chamado Cassoulet. É muito bom. Comi também foie grass e uns queijos: era entrada, salada, prato principal, queijos e sobremesa. Custou 28 Euros e fiquei muito satisfeito. Eu merecia comer bem após alguns dias freqüentando só Mc Donald´s e almoçando Croissants!”

Se você quer contar sua história de viagem aqui, mande seu email! Obrigado, Andrey!

Anúncios

~ por Daniel Thompson, o Mochileiro das Maravilhas em 6 abril 2009.

2 Respostas to “Volta da França”

  1. Dan, Adorei a historia, ótimas dicas de hospedagem, passeios. Assim que tiver alguma te mando.
    bjs

  2. Ok…. eu tava pensando em me hospedar no Le Chamoniard Volant, mas já desisti.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s